Uma coisa que nós encontramos frequentemente em animes são referencias às várias lendas japonesas, principalmente aquelas que se baseiam em animais. É óbvio que, no Japão, o país mais supersticioso do mundo, lendas de todos os tipos não faltam: desde a extremamente conhecida kitsune até o menos conhecido Kirin, vou explicar para vocês a lenda de cada um desses seres que tanto fascinam os nipônicos.
Kitsune
Kitsune é o termo japonês para raposa. Porém, ele é muitas vezes associado às raposas de várias caudas das lendas. Dizem que as kitsunes são extramamente inteligentes e podem chegar a uma idade muito avançada.
Kitsunes podem ser tanto boas como más, e cada uma de suas “espécies” possui poderes diferenciados. Em muitas lendas, as kitsunes são retratadas como seres maléficos que gostam de enganar humanos. Entre os poderes desses seres, o mais comum é o de lançar fogo pela boca e pela cauda.
Dizem que as kitsunes ganham uma cauda a cada cem anos — assim, quando completam um milênio de vida, chegam a nove caudas e seu pelo muda para prateado ou dourado. As lendas falam também que, ao chegar as nove caudas, as kitsunes ganham o poder de ver e ouvir tudo na face da Terra, se tornando onicientes.
Refêrencias de kitsunes em animes são diversas. Em Naruto, é obvio e acho que não necessita de explicação. Em xxxHolic, Watanuki tem uma Kuda-Kitsune, uma raposa que quase sempre aparece em uma forma parecida com a de uma serpente, mas sua verdadeira forma é a de uma raposa de nove caudas. Em Pokémon, Vulpix e Ninetales são representações claras deste yōkai. Em Digimon, temos Kyūbimon, que tem fogo em volta de suas caudas e rabos. O personagem Tails, de Sonic the Hedgehog, é também mais um exemplo de como as kitsunes podem ser encontradas até em jogos.
E em diversos outros animes podemos ver alusões a essas criaturas, visto que são um dos mitos mais populares.
Tanuki
Ao contrário das kitsunes, cujo os mitos costumam ser mais sérios, as histórias sobre os tanukis são leves e às vezes cheias de humor. Uma das habilidades mais notáveis do tanuki é a de mudar de forma, frequentemente se transformando em homens. Apesar de ser uma criatura que gosta de pregar peças em humanos, ele não é considerado perverso, por mais que às vezes se crie uma confusão em torno disto. Existia uma certa confusão sobre que bicho representava o tanuki, mas ele foi depois associado ao texugo japonês.
Estátuas dessas criaturas são colocadas em frente a restaurantes para atrair clientes. Ter um amuleto do tanuki traz boa sorte, visto que capa parte (chapéu, olhos, etc) tem um significado diferente. Ele é normalmente representado sentado, com uma enorme barriga, uma mão segurando um saquê e a outra uma nota de uma compra que ele nunca vai pagar.
Porém, ao contrário dos planos das kitsunes, os do tanuki nem sempre dão certo, visto que, em seu vicio por saquê, eles podem se desviar de seus objetivos para procurar a bebida assim que sentir seu cheiro.
Um exemplo de tanukis nos animes é o bijū Ichibi no Shukaku, de Naruto, selado no personagem Gaara.
Bakeneko
Os gatos sempre despertaram a curiosidade e a imaginação das pessoas. No Japão mesmo existem infindavéis lendas sobre esses animais, incluindo o Maneki Neko, aqueles gatinhos com as patas levantadas que todo mundo já teve ou quer ter.
As lendas sobre os bakenekos são diversas. Dizem que há quatro modos de um gato virar um bakeneko:
- Ficando grande demais
- Ficando velho demais
- Ficando preso por um determinado tempo
- Tendo uma cauda muito grande
No quarto caso, a cauda do bakeneko se divide em duas, e ele passa a se chamar nekomata.
Um bakeneko pode chegar a 1,5 m de comprimento, sem medir a cauda. Entre as habilidades do bakeneko, podemos listar o poder de criar bolas de fogo, andar sobre duas patas — dizem que ele gosta de andar sobre duas patas e dançar com os mortos, e então os manda assombrar casas — e se transformar em humano. Ele também, se pular sobre um cadáver, pode trazê-lo de volta à vida. O bakeneko pode até se transformar em seu dono e devorá-lo, assumindo o lugar deste. Eles são hostis e assombram as casas onde são mantidos.
Uma das lendas sobre este monstro é que ele tem as extremidades do corpo envolto em chamas. O bakeneko é muitas vezes ligado a incêndios misteriosos em casas onde havia indícios de existir gatos.
Os japoneses são extremamente supersticiosos quanto a esses seres, e chegam a cortar as caudas dos gatos quando filhotes. Existe até uma raça chamada bobtail, tipíca do Japão, que tem um rabo extremamente curto por natureza.
O bijū Nibi, do anime Naruto, é um gato de duas caudas que pode conjurar fogo e tem diversas habilidades sobre os mortos, uma refêrencia clara ao nekomata. O Pokémon psíquico Espeon é um gato de duas caudas, também uma refêrencia a essa criatura.
A tradução literal do termo bakeneko seria gato fantasma (bake: fantasma, neko: gato).
Kappa
Diversas são as versões das histórias contadas sobre esse yōkai. Ele vive na água, mas anda na terra perfeitamente. Dizem que ele tem baixa estatura, chegando ao tamanho de uma criança de dez anos; além disso, sua aparência é de anfíbio, com cara de macaco e casco de tartaruga, e membranas entre os dedos, para auxiliar enquanto nada. Mas a característica mais notável dos kappas é a reentrância em forma de pires na cabeça. Essa reentrância deve estar sempre cheia de água, senão o kappa fica fraco e tem que voltar ao rio.
Eles são vistos como criaturas ferozes, que gostam de se alimentar das entranhas humanas, mas também como espiritos sábios e honrados. Se você escrever o nome de alguém em um pepino (alimento favorito desses seres) e jogá-lo no rio, o kappa se verá obrigado a honrar a oferenda e não fazer mal a determinada pessoa.
Outro jeito eficaz de se livrar de um kappa é cumprimentando-o várias vezes, em reverências. A criatura vai se ver obrigada a retribuir o gesto e, após um certo número de cumprimentos, toda a água no topo de sua cabeça vai cair, obrigando o kappa a voltar para a água.
Os Kappas não admitem que se jogue lixo nos rios e lagos.
Um dos bijūs do anime Naruto lembra um kappa. A criatura também deu nome ao desenho Kappa Mikey e aparece em um dos episódios. Em Harry Potter, o professor Lupin ensina os alunos a se defender de kappas.
Kirin
Originário da mitologia chinesa, mas adotado por todo o oriente, este ser é visto como sagrado no Japão. Ele lembra um pouco a quimera ocidental, visto que tem cabeça de lobo ou dragão, corpo de um cervo, extremidades de um boi e cascos e rabo de cavalo. Às vezes ele é representado com o corpo de uma girafa.
Ele é completamente bom, incapaz de fazer mal a um único ser vivo, e é considerado o mensageiro dos deuses.
Em praticamente todas as versões das suas histórias, ele é visto com um chifre, lembrando o unicórnio europeu. Mas essa não é a única semelhança entre eles. O Kirin tem um espírito puro e grande respeito pela a vida, e não suporta que se abuse de jovens puros de coração.
Dizem que ele aparece sempre que um grande líder está para nascer. Outra versão diz que ele só aparece para anunciar o iníico de uma nova era, podendo ser algo catastrófico ou bom para a humanidade. Diz-se também que ele só aparece para os humanos de mil em mil anos. Dizem que ele é envolto em chamas e pode expirar fogo.
Logo em um dos primeiros episódios do anime Tsubasa: Reservoir Chronicle, podemos ver um lobo com um chifre e envolto em fogo que aparece para Syaoran, que é um personagem que tem um coração puro. Pode ser uma referencia ao Kirin.
Umibōzu
Também pode ser chamado de Yamibōzu. É um ser que mora no mar e pode criar redemoinhos e provocar naufrágios. Seu corpo é totalmente preto, com uma careca em cima. Apesar de em algumas lendas ele ser retratado sem olhos ou boca, em outras ele tem olhos e bocas enormes.
Dizem que ele pode tomar várias formas. Quanto maior o medo de uma pessoa, mais forte fica o umibōzu.
Uma lenda fala de um marinheiro que, ao se deparar com um umibōzu, o monstro lhe perguntou se sua aparência era assustadora. O marinheiro respondeu que não e prosseguiu a viagem. O umibōzu desapareceu logo depois. Isso reforça a teoria que a falta de medo tira a energia dessas criaturas.
Este monstro aparece no anime Naruto, porém nesta versão ele é feito de água.
Ushi-oni
Ushi-oni significa, literalmente, boi-demônio. Oni é a palavra em japonês para demônio, mas na verdade o oni representa tudo que é misterioso e estranho.
O ushi-oni tem várias descrições, que variam de touros enormes com cabeça de ogro a pessoas com cabeças de touro, e até mesmo aranhas com chifres enormes. No vale Mino, a lenda fala de um ushi-oni com cabeça de gato, o corpo de boi amarelo e com manchas pretas, e uma cauda de dez metros. Embora algumas vezes ele seja retratado sem maldade, muitas vezes ele é representado como um monstro terrivel, sendo, nos contos infantis o equivalente ao bicho-papão ocidental.
Dizem que ele vive na água, e que matá-lo ou cultivar algum ressentimento (ou, em algumas versões, apenas olhar diretamente para ele) por ele pode levar a alguma doença, e até à morte.
Dizem também que ele entra nos celeiros para lamber os corpos dos animais e lutar contra eles depois. Ele não é notado muitas vezes, pois seus chifres são moles e não fazem barulho e seus passos são silenciosos.
Dizem também que o ushi-oni sai da água na forma de uma mulher carregando um bebê, que seria outro ushi-oni filhote, pedindo desesperadamente para que alguém o levasse. Quando um desavisado pegava o bebê, ele se tornava pesado, assim retardando a pessoa e dando a oportunidade de o ushi-oni atacar.
O bijū Hachibi, de Naruto, selado no personagem Killer Bee, é uma referência ao ushi-oni.
Nue
O nue é um monstro com corpo do tamanho de um cavalo, pelo de cachorro, patas de tigre, cabeça de macaco e cauda de serpente. Algumas vezes ele é descrito com asas, o que pode vir do fato de, nas lendas, ele sempre descer do céu, normalmente acompanhado de nuvens negras e raios.
Umas das lendas mais famosas sobre este monstro é que um imperador não conseguia dormir devido a barulhos que vinham do telhado. Os servos chamaram um samurai e foram para o telhado de noite, e logo viram uma nuvem negra e com raios se aproximar. O samurai atirou uma flecha entra os olhos do monstro, fazendo-o cair. Os servos correram até a criatura e a golpearam até estar morta.
Dizem que o corpo do nue foi jogado ao mar, e depois achado em uma enseada. Os moradores, com medo de uma maldição, enterraram o monstro em um monte. Até hoje, o ponto é um local turistico, e dizem que o nue assombra o local até os dias atuais.
Posso estar enganado, mas o Pokémon Raikou, que é um tigre elétrico que solta raios e pode voar, não parece ser uma referência ao nue?
Yamata no Orochi
Esta é, na minha opnião, uma lenda muito interessante. Há duas versões da lenda deste monstro. Porém, em ambas, é uma cobra gigante, de oito cabeças e oito caudas.
Na primeira lenda, o deus Susano’o, querendo compensar o mal que fez à sua irmã Amaterasu, foi até a região que era aterrozida pela cobra e, após derrotá-la, achou em suas caudas a espada Kusanagi, que foi entrege por ele à sua irmã.
A outra lenda conta que ele achou um casal de idosos muito tristes, abraçados a uma garota. Ele perguntou o porquê da tristeza, e eles disseram que todo ano a Yamata no Orochi devorava uma de suas filhas, e aquela era a sua oitava e última filha. O deus mandou o casal preparar saquê e colocou oito barris em frente à casa. Quando o monstro chegou, foi direto para os barris de sakê. Com o monstro embriagado e adormecido, o deus teve a oportunidade de cortar suas cabeças e caudas. Em uma das caudas foi encontrada a espada Kusanagi, que foi entrege aos deuses porque era uma espada sagrada.
A espada Kusanagi, também conhecida como Murakamo, existe de verdade e é um dos três tesouros sagrados do Império Japonês, junto ao Espelho Kagami e as Joias Magatama.
Agora, se prestarmos atenção, o personagem Orochimaru, de Naruto, que é na verdade uma cobra gigante, tem a técnica Hidra, em que ele invoca uma cobra de várias cabeças. Ele usa uma katana como arma. E agora, vejamos o Itachi, que possui a técnica Susano’o. Lembram que o Itachi matou o Orochimaru quando este estava usando a técnica Hidra? E lembram ainda que o Uchiha usava a técnica Susano’o e matou Orochimaru com uma espada sagrada? Mais uma vez,Naruto usa a mitologia japonesa em sua trama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário